DISCURSO DO SANTO PADRE LEÃO XIV
AOS DIRIGENTES E AO PESSOAL
DA INSPETORIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
JUNTO AO VATICANO
Sala Clementina
Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
⸻

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
A paz esteja convosco!
Senhor Vice-Chefe da Polícia,
Senhora Prefeita e Senhor Dirigente,
Reverendos Capelães,
Caros Funcionários e Agentes, bom dia e sejam bem-vindos!

Estou feliz por encontrar-vos, como é costume, no início do ano civil, para dirigir a vós e às vossas famílias os melhores votos de todo bem no Senhor para 2026. Aproveito a ocasião para expressar a todos a minha viva gratidão pelo precioso trabalho que realizais, com a finalidade de garantir a minha segurança, a dos meus colaboradores e a dos inúmeros peregrinos e turistas que visitam a Basílica de São Pedro e o Vaticano.
Desejo agradecer-vos particularmente pelo que fizestes durante o Jubileu recentemente concluído, bem como por ocasião da morte do meu saudoso Predecessor, o Papa Francisco, dos seus Funerais e depois do Conclave. Naqueles dias intensos, que certamente colocaram à prova também as vossas forças, soubestes manter o ritmo de acontecimentos que se sucederam com grande rapidez, às vezes programados e outras vezes imprevisíveis, assegurando que tudo se desenrolasse com ordem e demonstrando, como sempre, espírito de sacrifício, profissionalismo, flexibilidade e discrição.
Nos últimos meses, mais de trinta e três milhões de peregrinos visitaram Roma e, em particular, os lugares jubilares, em primeiro lugar a Basílica Vaticana e as zonas adjacentes. Tivestes de gerir filas intermináveis de pessoas e multidões numerosas, acompanhar deslocamentos e manter postos de vigilância, com bom e mau tempo e com horários e ritmos muitas vezes desconfortáveis e exigentes. A este respeito, um pensamento de agradecimento dirige-se também aos vossos familiares que, de modo indireto, se viram por sua vez envolvidos nessas dinâmicas, adaptando-se às exigências dos vossos compromissos e turnos extraordinários de trabalho e, imagino, renunciando muitas vezes à vossa presença.
Ordem e segurança são bens que custam sacrifício a quem os garante e que, contudo, contribuem grandemente para o bem de todos: neste caso, não apenas para o bom andamento prático das atividades no respeito às normas, mas também para a sua inserção num clima sereno e recolhido. Um ambiente seguro é, de fato, de grande ajuda à oração, e muitíssimos visitantes – alguns chegados a Roma após longas viagens e assumindo sacrifícios físicos e econômicos – nos últimos meses puderam experimentá-lo também graças a vós.
Na Oração a São Miguel Arcanjo, Padroeiro da Polícia do Estado, pede-se a sua ajuda celeste para assegurar aos cidadãos «concórdia, honestidade e paz, a fim de que – no respeito de toda lei – seja alimentado o espírito de fraternidade humana»; e para esse fim se pede: «retidão às nossas mentes, vigor às nossas vontades, honestidade aos nossos afetos, para a serenidade dos nossos lares e para a dignidade da nossa terra». São palavras belíssimas, que exprimem um programa e um estilo de serviço, e ao mesmo tempo indicam um caminho de contínuo crescimento pessoal e comunitário. Penso que no ano passado as encarnastes fielmente e desejo-vos que delas façais sempre mais a bússola da vossa vida e do vosso trabalho, cada um no próprio âmbito de responsabilidade, também com a ajuda dos vossos Assistentes espirituais.
Caríssimos, concluindo, gostaria de fazer minhas as palavras que o Papa Bento XVI dirigia à vossa Inspetoria alguns anos atrás: «Seja a vossa presença – dizia – caros amigos, uma garantia cada vez mais válida daquele bom ordenamento e daquela tranquilidade, que são fundamentais para construir uma vida social pacífica e harmoniosa, e que, além de nos serem ensinados pela mensagem evangélica, são sinal de autêntica civilização» (Saudação aos Dirigentes e ao Pessoal da Inspetoria de Segurança Pública junto ao Vaticano, 14 de janeiro de 2013).
Confiando-vos à proteção materna de Maria Santíssima e de São Miguel Arcanjo, asseguro a minha oração por vós e pelas vossas famílias e vos abençoo de coração.

Copyright © Dicastério para a Comunicação – Livraria Editora Vaticana
Tradução para o português do Brasil por PORTAL DUC IN ALTUM, com revisão por AI





Deixe um comentário