Meus caros amigos, na quinta-feira passada, 27.NOV.2025, o Papa Leão partiu para sua 1ª Viagem Apostólica Internacional.

Nesta primeira parte apresentamos o seu encontro com os 80 jornalistas convidados, na viagem aérea de Roma para Ancara.

1º VIAGEM APOSTÓLICA INTERNACIONAL DO SANTO PADRE, O PAPA LEÃO XIV – TURQUIA e LIBANO – PARTE 1

VIAGEM APOSTÓLICA DE SUA SANTIDADE LEÃO XIV

À TURQUIA E AO LÍBANO

COM PEREGRINAÇÃO A İZNIK (TURQUIA)

POR OCASIÃO DO 1700º ANIVERSÁRIO DO PRIMEIRO CONCÍLIO DE NICEIA

(27 de novembro – 2 de dezembro de 2025)

SAUDAÇÃO DO SANTO PADRE AOS JORNALISTAS

DURANTE O VOO DIRETO PARA ANCARA

Voo papal

Quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Matteo Bruni

Bom dia, bom dia a todos!

Saudações, Santidade, aqui O acolhem os jornalistas autorizados para o voo papal; nesta ocasião, são mais de 80, provenientes de cerca de quinze países diferentes, para esta sua primeira viagem: muitos profissionais da informação, inclusive de países que iremos visitar, portanto do Líbano, da Turquia e da região… Mas antes de ouvirmos uma palavra Sua, havia a jornalista Valentina Alazraki que — pelo número de viagens, certamente, e pelos anos de trabalho — talvez quisesse Lhe dizer uma palavra.

Valentina Alazraki

Santo Padre, bom dia!

Queria dar-Lhe as boas-vindas em nome de todos nós.

Tive o grande privilégio de começar com João Paulo II no meu país, o México, em 1979; de também dar as boas-vindas ao Seu predecessor, o Papa Francisco, que, quando estava na Argentina, não gostava nem um pouco dos jornalistas. Então, quando chegou até nós, eu lhe disse: “Talvez o senhor se sinta como se tivesse chegado à jaula dos leões…”. Neste caso, o “leão” é o Senhor, portanto não deve ter nenhum temor!

Depois, em Castel Gandolfo, o Senhor já quebrou o gelo, respondeu às perguntas dos nossos colegas, conheceu-os.

Nós gostaríamos realmente de ser seus companheiros de viagem e de poder estabelecer também uma relação humana, além da profissional, porque conhecer-nos, compreender-nos, compreender as nossas dificuldades e necessidades fará com que possamos ser melhores pontes entre o Senhor e o mundo, e todos os países que representamos.

Estamos indo ao Oriente e Lhe oferecemos um ícone bizantino da Virgem de Guadalupe, para que guie os passos de um Papa americano — americano do Norte por nascimento e, de coração, América do Sul.

Bem-vindo e muito obrigada.

Papa Leão XIV

Bom dia a todos!

Aos americanos aqui presentes: Feliz Dia de Ação de Graças!

É um dia maravilhoso para celebrar. E quero começar dizendo “obrigado” a cada um de vocês pelo serviço que oferecem ao Vaticano, à Santa Sé, à minha pessoa, mas ao mundo inteiro.

É tão importante hoje que a mensagem seja transmitida de modo que realmente revele a verdade e a harmonia de que o mundo precisa.

E, de modo especial, esta viagem à Turquia e ao Líbano tem, como vocês sabem, antes de tudo, o significado mesmo de unidade, celebrando os 1700 anos do Concílio de Niceia.

E eu realmente estava esperando muito por esta viagem, por causa do que ela significa para todos os cristãos. Mas é também uma grande mensagem para o mundo inteiro e, de modo especial, com a presença de mim mesmo, da Igreja, dos fiéis, tanto na Turquia quanto no Líbano.

Esperamos também anunciar, transmitir e proclamar como é importante a paz em todo o mundo. E convidar todas as pessoas a se reunirem para buscar uma maior unidade, uma maior harmonia, e procurar os caminhos pelos quais todos os homens e mulheres possam ser verdadeiramente irmãos e irmãs.

Apesar das diferenças, apesar das diferentes religiões, apesar das diferentes crenças, somos todos irmãos e irmãs — e esperamos poder contribuir para promover a paz e a unidade no mundo todo.

Então, obrigado a todos por estarem aqui.

Ficarei feliz em cumprimentá-los, ao menos daqui, talvez individualmente.

Obrigado pelo serviço que irão prestar nestes dias.

E obrigado por fazerem parte deste momento histórico.

Muito obrigado.

Copyright © Dicastério para a Comunicação – Libreria Editrice Vaticana

Tradução PORTAL DUC IN ALTUM (conferido por AI)

Deixe um comentário

Tendência