
29 de setembro – Festa dos Santos Arcanjos, São Miguel, São Rafaele São Gabriel.
Como e quando surgiu
• Origem romana (séc. V): a data está ligada à dedicação de uma basílica de São Miguel nos arredores de Roma, na Via Salária. A tradição fixa a consagração em 29 de setembro, e os antigos sacramentários já testemunham esse culto a São Miguel.
• Idade Média: o 29/9 tornou-se uma grande festa de São Miguel (“Michaelmas”), chegando a ser dia de preceito em muitos lugares.
Evolução no calendário romano
• Antes de 1969:
• São Miguel — 29/9 (festa antiga).
• São Gabriel — tradicionalmente em março; no Calendário Romano Geral de 1921, fixado em 24/3.
• São Rafael — incluído no Calendário Romano Geral de 1921 em 24/10.
• Reforma pós-Concílio Vaticano II (1969): para sublinhar juntos os três arcanjos nomeados na Escritura, a Igreja uniu as celebrações em 29 de setembro (calendário atual).
Quem são
• Miguel (“Quem como Deus?”): protetor e combatente contra o mal (cf. Dn 12; Ap 12).
• Gabriel (“Força de Deus”): mensageiro da Encarnação (Lc 1).
• Rafael (“Deus cura”): guia e consolador no livro de Tobias.
Na liturgia latina atual, os três são celebrados juntos em 29/9; no calendário antigo (1962), cada um tinha seu próprio dia, razão pela qual muitas tradições populares ainda falam sobretudo em “São Miguel/Michaelmas”.
Em outras tradições cristãs
• Nas Igrejas do Oriente (rito bizantino), a comemoração principal dos anjos é a “Sinaxe do Arcanjo Miguel e de todas as Potências Incorpóreas” em 8 de novembro.

Oração do Exorcismo de São Miguel (em português)
A oração tradicional é esta:
Exorcismo de São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate.
Sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio.
Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos.
E vós, Príncipe da Milícia Celeste, pela virtude divina,
precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos
que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
Esta é a fórmula curta, muito difundida nas missas e orações pessoais.
Existe também uma fórmula longa de exorcismo, usada em contextos litúrgicos específicos.
⸻
Origem histórica
• Papa que a compôs: Papa Leão XIII.
• Data: 1886 (final do século XIX).
• Contexto: Em 13 de outubro de 1884, após celebrar missa, Leão XIII teve uma experiência mística em que, segundo testemunhos, viu Satanás desafiando Deus e pedindo poder para tentar a Igreja. Profundamente impressionado, o Papa compôs uma oração a São Miguel e ordenou que fosse rezada ao final de cada missa baixa (as chamadas orações leoninas).
Em 1886, ele revisou e promulgou a forma que chegou até nós. A versão mais longa — que é um exorcismo propriamente dito, chamado Exorcismus in Satanam et angelos apostaticos — foi incluída no Ritual Romano.
⸻
Como e quando é usada
• Forma curta: oração devocional, rezada por fiéis individualmente ou em grupos, muito comum ao fim do Rosário ou de missas.
• Forma longa: exorcismo reservado a padres com autorização específica do bispo, utilizada em casos de opressão ou possessão.
Curiosidades
A versão original em latim é:
Sancte Michael Archangele, defende nos in praelio;
contra nequitiam et insidias diaboli esto praesidium.
Imperet illi Deus, supplices deprecamur:
tuque, Princeps militiae caelestis,
Satanam aliosque spiritus malignos,
qui ad perditionem animarum pervagantur in mundo,
divina virtute in infernum detrude. Amen.
______________
E uma tradução mais fiel e literal seria:
São Miguel Arcanjo, defendei-nos na batalha;
contra a maldade e as ciladas do diabo, sede o nosso amparo.
Ordene-lhe Deus, suplicantes pedimos.
E vós, Príncipe da milícia celeste,
precipitai no inferno, pela virtude divina, a Satanás
e aos outros espíritos malignos
que para a perdição das almas vagueiam pelo mundo. Amém.

No Livro: “Aos Sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora”, do Movimento Sacerdotal Mariano, escrito por seu fundador, o Servo de Deus – Pe. Stefano Gobbi, Nossa Senhora fala numa mensagem dada no dia dos Santos Arcanjos:
Omaha – Nebraska (Estados Unidos), 29 de setembro de 1994
Festa dos Arcanjos S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael
Os Anjos do vosso tempo. “Hoje celebrais a festa dos Arcanjos Gabriel, Rafael e Miguel.
Eles são os Anjos do vosso tempo.
São os Anjos do tempo conclusivo da purificação e da grande tribulação.
São os Anjos do vosso tempo.
É a eles que é confiada uma tarefa especial durante o período da prova e do grande castigo.
É a eles que compete salvar o povo de Deus e reunir de toda a parte da terra os que são chamados a fazer parte do pequeno resto que permanecerá fiel, no refúgio seguro do meu Coração Imaculado.
São os Anjos do vosso tempo.
São sobretudo os Anjos que vos revelam os últimos acontecimentos descritos no livro selado.
Ao Arcanjo Miguel é confiada a tarefa de conduzir à batalha os exércitos dos Anjos e dos meus filhos fiéis contra as aguerridas armadas de satanás, do mal, das forças satânicas e maçônicas, já organizadas a nível mundial numa única grande potência, para se porem contra Deus e contra o seu Cristo.
S. Miguel intervirá sobretudo para combater o antigo inimigo, lúcifer, que aparecerá na última hora, com o poder tenebroso do anticristo.
É sua tarefa combatê-lo e vencê-lo, precipitá-lo no seu reino de trevas e de fogo, oferecendo à vossa Mãe Celeste a corrente com que o prenderá e a chave para fechar a porta do abismo, do qual não poderá mais sair para fazer mal no mundo.
Ao Arcanjo Rafael é confiada a missão de participar como médico celeste na grande luta, para vos socorrer e curar todos que são atingidos e feridos.
Assim como ele restituiu a vista a Tobias, assim também restituirá a vista a milhões de meus pobres filhos, que se tornaram cegos pelos pecados, pelos erros e pelas grandes trevas dos vossos dias, para que possam voltar a crer e a contemplar o divino esplendor da Verdade.
Ao Arcanjo Gabriel é confiada a grande missão de anunciar o retorno de Jesus na glória, para instaurar o seu Reino no mundo.
Assim como o celeste anúncio da primeira vinda do meu Filho ao mundo veio por meio dele, assim será ele novamente o luminoso mensageiro da segunda vinda de Jesus na glória.
Esta segunda vinda acontecerá no poder e na luz, com Jesus que aparecerá sobre as nuvens do céu, no esplendor da sua divindade, para submeter a Si todas as coisas. E assim aparecerá perante todo o universo criado o poder divino do meu Filho Jesus.
Ao Arcanjo que é chamado “Fortaleza de Deus” foi dada a tarefa de anunciar a todos o já próximo retorno de Cristo com a força do seu poder divino.
Por isso vos convido hoje a honrar, a rezar e a invocar a proteção destes três Arcanjos, chamados a desempenhar uma missão tão grande no tempo conclusivo da grande tribulação e a levar-vos ao coração dos últimos acontecimentos, que sois chamados a viver agora com confiança e grande esperança”.







Deixe um comentário