
A dúvida sobre o término da Quaresma é comum, porém pouco esclarecida. No entanto, a resposta é bastante simples!
De acordo com as Normas Universais do Ano Litúrgico e o Novo Calendário Romano Geral, promulgadas pelo Papa São Paulo VI, a Quaresma vai da Quarta-feira de Cinzas até a Missa na Ceia do Senhor, excluindo-se esta última (n. 28). Isso significa que, na forma atual do rito romano, a Quaresma termina na Quinta-feira Santa, antes da Missa vespertina de lava-pés e da instituição da Eucaristia.
Essa definição é corroborada pela Carta Circular Paschalis Sollemnitatis (1988), da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que afirma que a Quaresma continua até a Quinta-feira Santa, dando início ao Tríduo Pascal na Missa vespertina “in Coena Domini”. Este tríduo compreende a Sexta-feira Santa “da Paixão do Senhor” e o Sábado Santo, culminando na Vigília Pascal e encerrando-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição (n. 27).

Para os fiéis que seguem a forma extraordinária do rito romano, a resposta é ligeiramente diferente, conforme as Rubricas Gerais do Missal antigo: a Quaresma vai das Matinas da Quarta-feira de Cinzas até a Missa da Vigília Pascal, excluindo-se esta última (n. 74). Assim, para quem utiliza o Missal de S. Pio V, a Quaresma termina no Sábado Santo, antes da Missa da Vigília Pascal.
O deslocamento do término da Quaresma do Sábado Santo para a Quinta-feira realça a importância do Tríduo Pascal como um tempo à parte dentro do período quaresmal. Estes três dias, em que se celebram a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, são como o coração do qual emana todo o restante do ano litúrgico. A Quaresma culmina exatamente no Tríduo santo, que nos conduz à Páscoa.

Quanto à controvérsia sobre os 40 dias da Quaresma, é importante ressaltar que o número tem um sentido simbólico mais do que literal, fazendo alusão ao deserto e aos eventos relacionados à fé. Em termos práticos, as penitências assumidas durante a Quaresma devem continuar até a noite do Sábado Santo, em coesão com o espírito de penitência e preparação que caracteriza este período litúrgico.
Fonte: https://padrepauloricardo.org/blog/ate-quando-vai-a-quaresma






Deixe um comentário